A Quadrilha do Perna Dura
As cidades eram tranquilas e seguras e todos se conheciam. Eu sempre gostei de cinema e aos domingos de tarde eu gostava de ir na matiné do Cine Luz ou do Ideal. Isto em Erechim, a capital da amizade. Era bom. De tarde eram dois filmes: um preliminar e outro principal. Anunciavam O Dólar Furado com Giuliano Gemma, mas antes lá no início da tarde começava o primeiro filme, geralmente um de cowboy, ou desenho animado ou produção regional. Salas e sessões lotadas e nas sessões da noite eram os sucessos da momento como Tubarão, Exorcista, A Profecia, Dona Flor etc.
Certo domingo me arrumei e subi a rua Itararé, íngreme de paralelepídedo irregular. Dinheiro contado. Levei as moedas que davam para o ingresso. Fila interminável para assistir O Dólar Furado e A Quadrilha do Perna Dura do Teixeirinha. Mas naquela semana os preços aumentaram. Com uns 10 anos no máximo, não era muito desenvolto e até um pouco tímido. Larguei as moedas na bilheteria e o senhor que cobrava me disse que faltavam tantos centavos. Dei as costas e fui embora, ver se dava tempo de ir em casa buscar o dinheiro que falava. Não podia perder dois filmaços.
Descendo a rua Pedro Pinto de Souza passei na calçada Vivenda Graciosa, que ficava em frente a repartição que meu pai trabalhava, na 7ª Região Conservacionista. Vendo minha aflição e correria Dona Mimosa perguntou o que havia ocorrido.
O que houve meu filho?
Fui no cinema e faltou dinheiro - respondi.
Eu te dou, amanhã cobro do teu pai alí na repartição.
Não! Não precisa e continuei os passos largos, esbaforido. Não aceitei de bobo, envergonhado, mané. Poderia ter aceitado os 50 centavos, voltado rapidinho.
Chegando em casa falei para a mãe do acontecido, ela foi na máquina de costura e me deu mais 50 centavos e disse. Agora você inteira e o valor e vai assistir o filme.
Naquele momentos o coração do gordinho parou. E o meu dinheiro? Deixei na bilheteria do cinema. Nem peguei de volta. E nem dá mais tempo de voltar e assistir os dois filmes.
Só me restou ficar emburrado, com um bico de beber água em jarro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário