sábado, 9 de agosto de 2025

VOCÊ NÃO É MEU PAI. VOCÊ É UM FRACASSADO!

Há alguns anos li no face uma mensagem de uma garota que escreveu no dia do pais algo como a admiração que ela sentia por aquele senhor marcado pelo tempo, cansado e que criou os filhos da melhor maneira que ele poderia ter feito. Sem instrução, os serviços que tinha eram de pegar no pesado e ganhar pouco. Décadas sem lazer, sem comprar algo para ele, afinal, primeiro a casa e as crianças. Queria dar estudo para todos, pois o único caminho honesto para o filho de pobre progredir é o estudo. 


Ela escreveu, que todos os dias o esperava no portão de casa e de longe o via chegando de bicicleta. Preparava o chimarrão para o pai tomar algumas cuias antes de entrar e se recolher para um banho, uma comida quente e dormir. Na madrugada seguinte seu dia começava às 4 horas. Ele era pai e mãe, pois a genitora os deixou em busca de aventuras pelo mundo. A atitude dela é bonita, porque vivemos um mundo de aparências de gente que não tem um níquel no bolso, mas se acha o tal, com as mentiras e ilusões das tais redes sociais. Esta moça jovem e bonita fugiu desta bolha de alcatraz.


Mas, também testemunhei o outro lado. Pais que sacrificam e se endividam para dar o que não podem Quando um dos meus filhos passou em vestibular na UFSC, mais de uma pessoa me disse: agora tens de dar um carro, ele passou. Que mentalidade pequena e provinciana.  Estudar e tentar passar é mérito dele, faz parte do forjamento de seu caráter. É quase uma obrigação. Mas muitos se endividam para ostentar o que não podem, para aparecer para os outros.


Mas algo  mais cruel foi um conhecido que foi humilhado na rua, na frente de vizinhos e amigos. O pai viu o filho, de quem ele tinha grande amor, passando em direção à casa e o chamou para elogiá-lo e para que cumprimentasse os vizinhos e amigos que estava de papo furado de vizinhança na frente da residência de um vizinho. O filho dele apenas olhou para o grupo e para aquele senhor e disse:


- Você não é meu pai. Você é um fracassado. Veja você. Se olhe num espelho. Veja sua vidinha, e com quem anda. Eu vou ser diferente. Não vou ficar com sua gentinha. Deu as costas e seguiu para a casa do pai a quem ele humilhou. Lá tinha comida quente, cobertor para lhe abrigar do frio.


O pai, completamente sem graça, frente ao silêncio sepulcral do pequeno grupo de vizinhos e amigos apenas comentou:


  • Esta gurizada de hoje em dia….. e se calou. Um vizinho lhe serviu mais uma cuia de mate, mas todos perceberam as lágrimas mais tristes que alguém pudesse sentir.


Em nossos microcosmos, vizinhanças, famílias, grupos de amizade encontramos situações similares. Ou até vivenciamos. O teatrólogo e escritor Nelson Rodrigues assim retratava a Vida como ela é.


Neste domingo,  se comemora a data comercial de Dia dos Pais. Só dê um abraço, se for sincero. A manifestação mais sincera e verdadeira que receberão, com certeza, será  de seu cãozinho, rsrs

















Nenhum comentário:

Postar um comentário