domingo, 5 de janeiro de 2025

O ESPETACULAR FUSCA BORDÔ

Sempre gosto de minhas prosas com meu sobrinho Fábio de Erechim. Possui um repertório rico de acontecimentos na província. Hoje vou contar sobre o raríssimo Fusca Bordô que foi especialmente restaurado com tudo original a pedido de um empresário bem sucedido.


Um jovem novo rico, saído do Vale Dourado na área rural de Erechim, depois de “enricar” começou a satisfazer seus sonhos de garoto. Comprou casa boa, um apartamento em Itapema no litoral catarinense, sítio bem montado com trapiche para barco de pesca na barragem do rio Passo Fundo, moto de trilha e faltava o tal do mais desejado, o fusca bordô.


Este assunto chegou aos ouvidos de um conhecido que gosta de um brique, mais do que de mulher. Para fazer um negócio move montanhas.


Não teve dúvidas e pelas suas andanças pela região, entre Cotegipe e São Valentim, encontrou um “fuqui” encostado embaixo de uma pitangueira e coberto de folhas, cocô de pássaros e manchado de frutas esmagadas e já apodrecidas. Perguntou se o dono queria vender. Na hora o proprietário se livrou da tralha por 500 contos. Só para tirar a velharia do lado da casa.


Amarrou duas voltas de soga no parachoque e levou a máquina para casa dele. Passou lava jato e começou a restauração. Onde tinha furos de ferrugem, aplicou uma nova técnica de recuperação da lataria. Por dentro um papelão para dar sustentação e forma e pelo lado de fora massa para funilaria. Depois lixa na mão mesmo para ficar lisinho. Tudo lixado chegou a hora da pintura. Rolo de espuma e a tal tinta bordô. No estofamento uma napa bem vagabunda cobria o que sobrou da espuma e revestimento original.


Nas rodas, o pretinho nos pneus deixou novo e as calotas foram compradas em um ferro-velho do bairro São Cristovão onde vendiam produtos de procedência duvidosa. No espelho retrovisor um crucifixo pendurado e no vidro traseiro uma mãozinha dando tchau.


Incrementou o fuscão com um toca-fitas e para dar um toque de requinte aplicou um aromatizante para veículos para tirar os maus cheiros que ali persistem. Produto de alta performance trazido diretamente do Paraguai por Executivo de Fronteira conhecido no Alto Uruguai.


Carro pronto, encerado, velas novas pegou a primeira e briqueador foi na empresa do possível interessado. Pediu para falar com ele. Mandaram esperar. Quando o empresário chegou o nosso negociante se apresentou e já foi falando que iria realizar o tão acalentado sonho do novo amigo.


  • Encontrei uma pérola, uma jóia especial para você. Fiquei sabendo que tu queria um original fusca bordô. E trouxe para você ver.


O interessado olhou, entrou no carro, deu partida e se encantou com o aromatizador. Abriu o capô dianteiro, tudo limpinho com estepe e ferramentas. Abriu a parte traseira viu  o motor 1600 limpo, correia nova e brilhando com uma sprayzada de WD 40 com cheiro de baunilha.


  • Mas quanto vai me custar este auto?

  • Nem te preocupa. Um fusca raro e bem cuidado como este, único dono de uma professorinha de Erval Grande te faço por 30 mil.

  • Se quiser 25 pode pegar ali no caixa da empresa.

  • Veja bem, é raro, é bordô, motor zerado , suspensão em dia e olha só os pneus, bem pretinho. Imagina você andando na Avenida Sete de Setembro e na Maurício Cardoso. Do Ypiranga até o Vale Dourado, todo mundo vai olhar e te dou duas fitas do Monarcas, três dos Montanari e uma do Passarela.

  • Aí sim, tá fechado. Vamos lá dentro transferir…

  • Ahhhh. Bem, é que este é um auto de colecionador. Pode demorar um pouquinho a transferência, mas você pode confiar, porque comigo trato de brique é no fio do bigode.


Se alguém se interessar por auto raro e totalmente restaurado…é só falar. Documentação? Bem, isso resolve mais tarde.


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